Três das dez mulheres de Chaves, juntamente com o time Enactus da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba, participaram do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2017, realizado nesta semana, em um centro de convenções no Rio de Janeiro.
De acordo com a professora Raquel Soares da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba, o campeonato contou com a participação de 60 times de universidades de 22 estados que competiram para eleger o que mais empoderou as comunidades nas quais desenvolveram os projetos de empreendedorismo social.
Ainda de acordo com o professora, o time Enactus da UFV/CRP apresentou ações que foram desenvolvidas ao longo do ano, entre eles o projeto “Mulheres de Chaves” que, tem como o objetivo o empoderamento econômico de mulheres, com o apoio do Walmart e da Fundação Cargill que são parceiras da Enactus Brasil.
Raquel ainda ressalta em conversa com nossa reportagem, que convidaram mulheres que participaram do projeto com a time da UFV/CRP e que, três delas foram até o Rio de Janeiro para o evento: Marinete (Café Chavence); Juliana Couto (Produtora de Café e Maracujá) e a Maria José (Doces).
Neste domingo (23), no entanto, foi divulgado o resultado da competição e o time de Rio Paranaíba não foi campeão geral, mas ganhou uma premiação. De acordo com Raquel, o time ficou em segundo lugar com o projeto ‘Mulheres de Chaves’ e que foram mais de 30 membros do time da UFV/CRP. “Tivemos a alegria de contar com a presença, no Rio de Janeiro, de mais de 30 membros do Time da UFV-CRP, e mais 3 das 10 mulheres empreendedoras de Chaves, distrito de Rio Paranaíba, reconhecido pelos produtos de qualidade ali produzidos, grande parte por mulheres e suas famílias”, ressaltou.
Perguntamos sobre a experiência de participar de um evento dessa magnitude, a professora destacou que foi ótimo por se tratar de um programa que tem crescido no país e, que, para os alunos que participam do projeto, o evento proporcionou o desenvolvimento de competências como liderança, trabalho em equipe e comprometimento. Já para as mulheres de Chaves que os acompanharam, ela acredita que elas se sentiram valorizadas, pois puderam vislumbrar as oportunidades de ampliar a atuação do Enactus em Chaves.
O vencedor da competição foi o time do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que irá representar o Brasil e Londres em setembro.
Texto: Gilberto Martins