No dia 9 de outubro, o Sicoob Credicarpa teve a honra de receber a visita de intercooperação de representantes de cooperativas e instituições de Rondônia, entre eles membros do Sebrae/RO, Sescoop, Sicoob Central Norte, Sicoob Credip, Sicoob Centro, Credisis Sudoeste/RO, Credisis Oeste e Sicoob Credjurd. Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram do encontro, que visou fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre as cooperativas.
A visita teve como principal objetivo apresentar o modelo de atuação da parceria de 12 anos entre o Sicoob Credicarpa e o Sebrae MG, que desenvolve projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento econômico das regiões onde a cooperativa atua.
Em 2024, o contrato de parceria atingiu um valor recorde de R$ 1.197.622,00, destinando recursos para iniciativas importantes como o Programa de Educação Empreendedora nas escolas, ações em parceria com a UFV focadas em empreendedorismo e inovação, atendimento a pequenos negócios e e ao agronegócio.
Lisandro Coutinho Borges, presidente do Sicoob Credicarpa, expressou sua satisfação em receber a comitiva de Rondônia, destacando a relevância do intercâmbio: “É uma honra compartilhar as boas práticas que desenvolvemos ao longo dos anos. A intercooperação é um princípio fundamental do cooperativismo e fortalece o desenvolvimento de todas as regiões envolvidas”, ressalta.
Marcos Alves, Gerente Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae/MG, também ressaltou a importância da troca de experiências: “Compartilhar as boas práticas reforça o valor da parceria e promove o crescimento conjunto das instituições. A atuação do Sicoob Credicarpa, em conjunto com o Sebrae MG, é um modelo de sucesso a ser replicado”, disse.
Além das discussões e apresentações, os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura mineira ao degustar queijos artesanais e cafés especiais do cerrado mineiro. O evento também contou com a apresentação musical do Projeto Encantar, que abrilhantou a recepção e deu as boas-vindas aos participantes.
A intercooperação reforça a união entre cooperativas de diferentes regiões, gerando desenvolvimento econômico e social para todos os envolvidos.