O Sada Cruzeiro fez jus ao seu favoritismo e venceu o Funvic Natal por 3 sets a 1 na noite desta sexta-feira (10) e garantiu vaga na final do Mundial de Clubes de vôlei, que está sendo disputado em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Na grande decisão, o time tricampeão mundial vai enfrentar o italiano Cucine Lube Civitanova.
As parciais foram 25/17, 25/22, 23/25 e 25/16. O clube da Itália, que já foi campeão em 2019, justamente em cima do Cruzeiro, chegou a esta fase após vencer o conterrâneo Trentino Itas minutos antes, em um jogo eletrizante e que foi decidido no tie-break. Grande final será neste sábado (11) às 20h30 (de Brasília), enquanto a decisão do terceiro lugar será às 17h.
O jogo
O início de partida foi arrasador por conta do time mineiro. Em ataques sem tomar conhecimento do atual campeão da Superliga, a qualidade de Wallace e Rodriguinho fizeram a diferença, ainda mais tendo Cachopa no levantamento. Sem o Natal poder respirar, o Cruzeiro fechou em 25 a 17.
Na segunda parcial, o Funvic pareceu ter aprendido a lidar mais com a força oposta, mas continuou errando bastante nos saques. E como o eterno camisa 8 do Sada não costuma perdoar, tanto em bloqueios quanto em simplesmente colocar a bola no chão, mais uma parcial favorável: 25 a 22.
Na terceira parcial, foi a vez do ponteiro cubano López começar a aparecer mais, principalmente quando a equipe nordestina tinha vantagem, no começo do set. Mas do outro lado tinha o ponteiro Fábio, que começou a crescer no jogo e deu trabalho para os celestes, além de Vitor Yudi, que deu show na recepção e no apoio ao ataque: no fim, 25 a 23 para o Natal, e 2 a 1 no jogo.
O quarto e último set foi na mesma linha como começou o confronto: Cruzeiro dominando do início ao fim. Com uma bela atuação de Rodriguinho, inclusive nos saques. Ao final, após revisão no vídeo, equipe do Sada garantida na final, para a alegria de Filipe Ferraz, que está em seu primeiro ano como técnico, do time e principalmente da torcida. 25 a 16.
Abre aspas
De acordo com o levantador Cachopa, o nível do jogo foi alto. Eu acho que foi um jogo típico de semifinal. “Os dois times deram tudo dentro da quadra. Não se podia esperar outra coisa. A equipe do Natal a por turbulências, mas eles não deixam transparecer isso. Foi uma baita partida, de nível mundial”, disse ao Super.FC.
Segundo ele, o fato de o Lube ter jogado dois sets a mais não faz muita diferença. “Eu acho que as duas semifinais foram desgastantes. Eles jogaram um pouco a mais, e pode ser que interfira um pouco, mas não acho tão relevante. Na final, a bola vai subir e vai todo mundo dar porrada igual”, explicou a cria da base.
Sada Cruzeiro: Fernando Cachopa, Wallace, Rodriguinho, López, Isac, Otávio e o líbero Lukinha. Entraram Resley, G. Rech e Cledenilson. Técnico: Filipe Ferraz
Funvic Natal: Funvic Natal – Murilo Radke, Gabriel Santos, Vitor Yudi, Symon, Krauchuk, Patrick e o líbero Thales. Entraram Garcia, Fábio e Valim. Técnico: João Conceição
TEBELA DE JOGOS
Terça-feira, 7/12
Funvic Natal 3 x 2 UPCN San Juan
Sirjan Foolad 0 x 3 Sada Cruzeiro
Quarta-feira, 8/12
Cucine Lube Civitanova 3 x 0 UPCN San Juan
Sirjan Foolad 0 x 3 Trentino Itas
Quinta-feira, 9/12
Cucine Lube Civitanova 3 x 0 Funvic Natal
Sada Cruzeiro 3 x 0 Trentino Itas
Sexta-feira, 10/12 – Semifinais
Semifinal 1 – Cucine Lube Civitanova 3 x 2 Trentino Itas
Semifinal 2 – Sada Cruzeiro 3 x 1 Funvic Natal
Dia 5 – Sábado, 11/12 – Finais
17h – Disputa de 3º lugar – Trentino Itas x Funvic Natal
20h30 – Final – Sada Cruzeiro x Cucine Lube Civitanova
CHAVES
Grupo A
– Cucine Lube Civitanova (ITA) – Campeão do Mundial de Clubes de 2019
– UPCN San Juan (ARG) – Vice-campeão Sul-Americano 2019/20
– Funvic Natal (BRA) – Campeão da Superliga 2020/21
Grupo B
– Sada Cruzeiro (BRA) – Campeão Sul-Americano 2019/20
– Trentino Itas (ITA) – Vice-campeão da Champions League 2020/21
– Sirjan Foolad (IRI) – Campeão Asiático 2020/21
O Tempo