Os vereadores de Carmo do Paranaíba se reuniram em sessão extraordinária nesta quarta-feira (29/01) e aprovaram dois projetos importantes: o reajuste salarial de 7,5% para os servidores do Legislativo e a abertura de crédito adicional especial para a Saúde. As medidas têm como objetivo valorizar os funcionários públicos do Legislativo e aprimorar os serviços de saúde no município.
Reajuste salarial dos servidores da Câmara
O reajuste aprovado foi de 7,5%, equiparando-se ao concedido aos servidores do Executivo, aprovado na reunião ordinária de segunda-feira (27/01). O projeto original (nº 011/2025) previa um reajuste de 10%, mas uma emenda modificativa reduziu o percentual para 7,5%, com a seguinte composição:
- 4,83% de recomposição inflacionária, correspondente ao IPCA/IBGE de 2024;
- 2,67% de aumento real;
- Fixação do vale-alimentação em R$ 377,38.
A emenda foi analisada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e aprovada por unanimidade, com 11 votos favoráveis. Com a sanção do projeto, o reajuste será concedido já na folha de pagamento de janeiro.
Abertura de crédito para a saúde
Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 017/2025, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito adicional especial para a Saúde. A medida possibilita a contratação de profissionais para fortalecer a rede municipal e aprimorar o atendimento à população.
Segundo a justificativa do Executivo, a contratação de novos profissionais é necessária para garantir o cumprimento de normas do SUS e melhorar a integração entre unidades básicas, especializadas e hospitalares. Além disso, a terceirização via CISALP – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba foi apontada como alternativa para garantir eficiência nos serviços, sem gerar vínculos diretos com o município, mas assegurando a qualidade no atendimento.
O projeto já foi sancionado pelo prefeito Lucas da Silva Mendes (PODE) na manhã desta quinta-feira (30/01).
Com informações da ASCOM da Câmara Municipal.