Uma importante notícia para a Igreja Católica no Brasil foi divulgada nesta terça-feira, 8 de abril: o Papa Francisco nomeou o monsenhor Antônio Carlos Paiva, do clero de Patos de Minas (MG), como bispo coadjutor da diocese de Oliveira (MG). O pedido para contar com um coadjutor foi feito por dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, atual bispo diocesano de Oliveira, e prontamente acolhido pelo Santo Padre.
Atualmente, monsenhor Antônio Carlos Paiva exerce a função de pároco na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, localizada em Lagoa Formosa (MG). Ele terá a missão de auxiliar dom Miguel Ângelo na condução da diocese de Oliveira. A figura do bispo coadjutor existe para auxiliar o bispo diocesano, com direito a sucessão quando o atual bispo se ausentar ou falecer.
A nomeação foi recebida com alegria pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que divulgou uma saudação ao novo bispo coadjutor. No texto, assinado pela presidência da CNBB, os bispos expressam fraterna saudação e orações por este novo o na caminhada ministerial de monsenhor Antônio Carlos Paiva.
Leia a íntegra da saudação da CNBB:
Saudação da CNBB ao novo bispo coadjutor
Estimado irmão no episcopado, monsenhor Antônio Carlos Paiva
Por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhemos com alegria sua nomeação como bispo coadjutor da diocese de Oliveira (MG).
Manifestamos nossa fraterna saudação e nossas orações por este novo o em sua caminhada ministerial. Que o Espírito Santo, fonte de sabedoria e fortaleza, o conduza com luz e discernimento na missão que agora lhe é confiada. Seu sim generoso à Igreja é sinal de disponibilidade e fé, e sua experiência pastoral será bênção para o povo de Deus da diocese de Oliveira.
Aos fieis, ao clero e ao atual bispo diocesano de Oliveira, dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro de Andrade, expressamos também nossos votos de comunhão e esperança neste tempo de graça.
Que Maria, Mãe da Igreja, acompanhe com sua intercessão este novo ministério, fortalecendo o zelo pastoral e a alegria do serviço ao Evangelho.
Em comunhão fraterna,
Dom Jaime Spengler Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO 1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE 2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF Secretário-Geral da CNBB
Natural de Alto do Rio Doce (MG), monsenhor Antônio Carlos Paiva nasceu em 9 de maio de 1968. Sua formação acadêmica inclui o curso de Filosofia no Seminário Maior Maria Imaculada, em Araxá (MG), entre 1992 e 1994, e Teologia no Seminário Maior Dom José André Coimbra, em Patos de Minas (MG), de 1995 a 1998. Possui também Mestrado em Teologia Espiritual pela Universidade Gregoriana, em Roma.
Sua ordenação presbiteral ocorreu em 15 de novembro de 1999. Ao longo de sua trajetória, exerceu diversas funções importantes na Igreja, como Paroquial nas paróquias São Benedito (Patos de Minas) e Bom Pastor (Monte Carmelo), além de ter sido reitor do Seminário Maior Dom José André Coimbra.
Monsenhor Antônio Carlos Paiva também atuou como membro do Colégio dos Consultores e do Conselho de Ordens e Ministérios, foi pró-vigário geral e pároco das paróquias de São Sebastião (São Gotardo), São Benedito (Patos de Minas) e Nossa Senhora da Piedade (Lagoa Formosa). Integrou ainda o Conselho Presbiteral, a Comissão para a Formação Permanente do Clero e Pastoral Presbiteral, a Diretoria da Casa do Clero Bom Pastor, o Conselho de Ordens e Ministérios, o Conselho de Formação Inicial, o Conselho de Formação, o Conselho Presbiteral e o Colégio dos Consultores. Além disso, foi assessor diocesano das Oficinas de Oração e Vida e vigário da Forania São Francisco.
A nomeação de monsenhor Antônio Carlos Paiva como bispo coadjutor representa um novo e importante capítulo para a diocese de Oliveira, que agora conta com o reforço de um experiente e dedicado sacerdote para auxiliar em sua missão evangelizadora.