Uma jovem, de 26 anos, denunciou na Polícia Militar (PM) que cerca de 50 ml de álcool 70% foi colocado no lugar da água que o filho dela iria tomar via sonda no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba.
O caso foi registrado na noite de domingo (3). Por e-mail, a assessoria de comunicação do HC-UFTM informou que o fato é apurado internamente e que os plantonistas presentes adotaram ações imediatas para que não houvesse danos à saúde do paciente (veja nota na íntegra abaixo).
Segundo a jovem, o filho dela, de sete anos de idade, tem necessidades especiais e está internado no hospital desde 2013. No domingo, ela foi visitar o menino por volta de 18h e ficou sabendo que ele tinha ado mal.
Ainda conforme o relato da mãe, o médico responsável informou que cerca de 50 ml de álcool 70% teria sido istrado no lugar da água que a criança iria tomar via sonda e que o isso teria sido um equívoco da equipe de enfermagem.
No depoimento, a jovem também disse à PM que o quadro do filho dela estava ruim, mas foi estabilizado depois. Ela afirmou que só ficou sabendo da situação quando visitou a criança no hospital, não sendo informada durante o ocorrido.
Nota do HC-UFTM
Diante dos fatos, a gerência de Atenção à Saúde HC-UFTM, divisão de Enfermagem HC-UFTM e unidade de Comunicação HC-UFTM enviaram a seguinte nota:
“O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro informa que o fato relatado no Boletim de Ocorrência está sendo apurado internamente. As medidas istrativas cabíveis serão tomadas.
Os plantonistas presentes no referido turno adotaram ações imediatas para que não houvesse danos à saúde do paciente, e por isso não foi necessária transferência para a UTI.
A criança segue internada na enfermaria pediátrica, com respiração espontânea e quadro clínico estável.”
Fonte: G1