Uma estudante da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura está participando de um programa do Ministério da Educação que tem o objetivo de promover o protagonismo juvenil e de abrir um espaço para o diálogo e discussões de temas vinculados à educação. O programa intitulado como “Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) oferece aos jovens uma oportunidade única de expandir seus horizontes e fortalecer o processo de integração, garantindo a possibilidade de ser ouvida.
O programa funciona, no entanto, dessa forma: primeiro os estudantes am por uma seleção estadual, sendo são escolhidos apenas 04 por estado, para concorrer uma vaga de Parlamentar Juvenil do MERCOSUL. Após isso, é divulgado no site oficial do projeto os perfis dos candidatos e seus projetos para consulta pública.
Por fim, acontece uma votação online pelo site do projeto que teve início no último dia 30 de outubro e seguirá até o dia 05 de novembro. O usuário que foi votar em seu candidato deverá se cadastrar gratuitamente. O resultado sai no dia 10 de novembro.
Neste intuito, a jovem rio paranaibana Geovana Souza Amorim, desenvolveu o projeto “Help my steps” que, segundo ela, visa a preparação de jovens do ensino fundamental II através de uma plataforma na qual serão disponibilizados cursos e workshops que apresentem oportunidades, os processos de seleção no ensino médio. Ainda de acordo com a jovem, com seu projeto os alunos am a ter conhecimento e a atender os requisitos necessários para a participação nestas oportunidades.
Além de Geovana de Rio Paranaíba, outros três alunos de Minas Gerais também estão participando, sendo eles: Diego Moreira Rodrigues de capital, Belo Horizonte; Heldo Paulo da Silva Franco da cidade de Bias e Marina Prenazzi de Almeida de Barbacena da Zona da Mata Mineira.
Para conhecer mais o projeto e votar na jovem estudante de Rio Paranaíba, clique aqui.
Texto: Gilberto Martins