Não poderia ter sido uma estreia melhor. Fora de casa, num estádio onde nenhum brasileiro havia conseguido vencer pela Libertadores, ou sequer marcado gol, o Atlético foi a Ibagué e venceu o Tolima, por 2 a 0, e estreou com o pé direito na Copa Libertadores 2022.
Não foi fácil. Os colombianos valorizaram a vitória do Galo, que se mostrou um time cascudo e com mais qualidade técnica, mas que errou mais do que o normal nos es. Isso fez com que os donos da casa achassem mais espaços e levassem perigos ao gol de Everson.
O Galo superou o desgaste da viagem até o interior da Colômbia e da final mineira disputada contra o maior rival no final de semana. No final, voltará ao Brasil com os três importantes pontos com os gols de Nacho e Tchê Tchê.
O Atlético sofreu nos primeiros 15 minutos de partida. Nada que houvesse uma grande chance para os donos da casa, mas o time colombiano começou a partida na pressão, não deixando o Galo sair para o ataque.
Aos poucos, o time alvinegro foi entendendo a partida e ou a controlar a posse de bola. Mas errava muitos es e quase levou o gol em uma saída errada. Rangel não conseguiu completar e de Lucumí e mandou para fora.
Nos acréscimos, o Galo colocou a bola no chão e numa brilhante triangulação, Savarino fez o pivô e deixou Nacho livre para marcar o primeiro gol do Galo no jogo e na Libertadores 2022.
No segundo tempo, o Atlético deu espaços e levou mais perigos dos colombianos. Num deles, Everson fez uma defesa espetacular para mandar para escanteio.
Mas o Galo tem elenco, tem banco de reservas. Num escanteio, Tchê Tchê, que havia entrado na vaga de Dylan, completou cabeçada de Alonso para ampliar o placar e tranquilizar a situação.
Tolima 0 x 2 Atlético
Motivo: 1ª rodada do Grupo D da Copa Libertadores 2022
Local: estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (Colômbia)
Gols: Nacho e Tchê Tchê (A)
Cartões amarelos: Juan Ríos, Caicedo (T)
Tolima
Domínguez; Marulanda, Moya, Caicedo e Hernández; Rovira, Juan Ríos (Ureña); Plata, Michale Rangel (Ramírez), Cataño (Orozco) e Lucumí (Ibarguén). Técnico: Hernán Torres
Atlético
Everson; Mariano, Godín, Junior Alonso e Arana; Allan, Jair (Otávio) e Nacho (Rubens); Dylan (Tchê Tchê), Hulk (Sasha) e Savarino (Ademir). Técnico: Turco Mohamed
Super FC