O ex-vice-prefeito de Arapuá e secretário geral do MDB de Minas Gerais, Emílio Boaventura foi nomeados nesta semana para um cargo comissionado na Secretaria de Estado de Governo de Romeu Zema. A informação é do jornal O Tempo e confirmada pelo próprio secretário à redação do Paranaíba Agora nesta quinta-feira (26).
Emílio nega que a indicação para o carga tenha sido de algum parlamentar e ressalta, entretanto, que foi fruto de uma boa relação do partido com o governo. “Não teve indicação de nenhum parlamentar, não, mas é fruto, sim, da boa relação do partido com o governo”. Boaventura destaca a indicação é um reconhecimento do governo à contribuição que o MDB deu à eleição de Zema.
Newton Cardoso Júnior, disse ao jornal que, como o MDB apoiou a reeleição de Zema, membros do partido naturalmente poderiam ser chamados para o Executivo. “O Emílio faz parte do processo de seleção do próprio governo para participar da gestão tendo em vista que o MDB fez composição com o governador nessas eleições e caminhou com o governo no processo eleitoral de 2022”, pontua ele, que ainda acrescenta que o correligionário tem “capacidade técnica” e “competência”.
Emílio assumiu a secretaria-geral do MDB de Minas Gerais em junho de 2021, quando substituiu o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Antônio Júlio. À época, a troca, somada a outras mudanças fruto de um acordo com a Executiva nacional, incomodou o grupo opositor ao liderado pelo presidente do MDB, então encabeçado pelo também ex-presidente da ALMG Adalclever Lopes.
Ainda segundo o Tempo, a função de Boaventura sob o comando do secretário de Estado de Governo, Igor Eto (Novo), será definida apenas após a posse, cuja data ainda não foi marcada. “Agora, o que aconteceu foi a nomeação. Eles ainda têm que chamar para a posse. Nessa fase é que se designa em qual ambiente da Secretaria de Governo nós vamos atuar”, explica o emedebista, que ainda conta ter ado por uma entrevista ainda em 20 de dezembro.
Texto: Gilberto Martins com informações do O Tempo