Atlético e Cruzeiro empataram em 2 a 2 o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, neste sábado (30), na Arena MRV. Com um início de primeiro tempo avassalador, o Galo marcou dois gols, e a Raposa buscou a igualdade no marcador na segunda etapa, com maior controle defensivo.
A segunda etapa começou com gol contra de Jemerson, o que deu tranquilidade para o Cruzeiro e diminuiu o ímpeto do Galo. Com mais segurança defensiva, a Raposa chegou ao empate com gols de Jemerson (contra) e Juan Dinenno nos acréscimos.
Com o resultado, o Cruzeiro mantém a vantagem e pode empatar o segundo jogo para ser campeão. As equipes voltam a se enfrentar pela segunda partida da decisão no próximo domingo, às 15h30.
O jogo
A inédita formação escolhida por Larcamón não encaixou no primeiro tempo, especialmente nos primeiros 30 minutos, que foram de total domínio do Atlético. Logo aos 8′, Fuchs recebeu a sobra pela esquerda, driblou dois marcadores e entrou na área livre para marcar. A bola ou embaixo de Rafael Cabral.
O Galo aproveitou a desorganização defensiva celeste para atacar em infiltrações perigosas de Hulk e Paulinho. Em uma dessas, Hulk se movimentou nas costas da zaga, recebeu e de Guilherme Arana e ficou livre para driblar Rafael Cabral e marcar.
Éverson praticamente não trabalhou nos primeiros 45 minutos. Dinenno ficou encaixotado na dura marcação do sistema defensivo atleticano. Os erros de e no meio campo não permitiram que a bola chegasse com qualidade ao ataque.
Segundo tempo
O Cruzeiro voltou com Zé Ivaldo no lugar de Lucas Villalba pela esquerda da zaga, e a alteração surtiu efeito já nas primeiras investidas do Galo no setor. Ivaldo deu mais segurança à defesa celeste.
A segunda etapa começou como a primeira – com gol – só que do lado da Raposa. Machado roubou a bola de Igor Gomes no meio campo e acionou Matheus Pereira dentro da área. O camisa 10 dividiu a bola e provocou gol contra de Jemerson após chute de Mauricio Lemos em seu companheiro de zaga, aos 4′ da etapa complementar.
O gol contra deu certa tranquilidade ao Cruzeiro, e o jogo ficou truncado a partir daí, com muitas faltas dos dois lados. O Galo não conseguiu repetir as infiltrações de perigo do primeiro tempo.
A Raposa esteve perto do empate quando Matheus Pereira recebeu livre e saiu cara a cara com Éverson, aos 33′, mas Jemerson desarmou o camisa 10 no último instante, cirúrgico. Três minutos depois, foi a vez de Marlon tirar da cabeça de Saravia, que estava pronto para arrematar de cabeça para dentro.
Nos acréscimos da etapa final, o Cruzeiro chegou ao empate com gol de Dinneno de cabeça, após cruzamento de João Marcelo.
ATLÉTICO X CRUZEIRO
Motivo: Jogo de ida da final do Campeonato Mineiro de 2023
Local: Arena MRV, Belo Horizonte
Cruzeiro: Rafael Cabral; João Marcelo, Neris e Lucas Villalba (Zé Ivaldo); William, Machado (Cifuentes), Romero (Lucas Silva) e Marlon (Barreal); Matheus Pereira, Arthur Gomes (Mateus Vital) e Dinenno.
Atlético: Everson; Bruno Fuchs, Mauricio Lemos (Mariano) e Jemerson; Renzo Saravia, Matías Zaracho (Alisson), Rodrigo Battaglia, Igor Gomes (Edenílson) e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk
Gols: Bruno Fuchs, Hulk (ATL); Jemerson, Juan Dinneno (CRU)
Cartões amarelos: Mauricio Lemos, Igor Gomes, Hulk (ATL); Neris, Marlon, Lucas Romero, Machado, Matheus Pereira
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima; Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira. VAR: Emerson de Almeida Ferreira
O Tempo Sports