O último ato do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro e em 2024 foi satisfatório, mas parcialmente. Neste domingo (8/12) frio no Rio Grande do Sul, a equipe mineira apresentou um considerado bom futebol e venceu o Juventude por 1 a 0, mas não conseguiu seu principal objetivo da temporada: se classificar para a Copa Libertadores.
Além de triunfar, o que a equipe de Fernando Diniz não conseguia há cinco jogos, o clube torcia por um tropeço do Bahia, o que não aconteceu — Esquadrão de Aço ganhou do rebaixado Atlético Goianiense em casa. Com esses resultados, os celestes ficaram em 9º lugar, com 52 pontos, um a menos que os tricolores.
Apesar dos diversos desfalques, a escalação inicial teve uma surpresa, e foi por ela que o Cruzeiro fez gol. Tevis Gabriel, de apenas 18 anos, deixou o dele, ainda no primeiro tempo, em sua primeira aparição como titular.
Já a derrota alviverde, aliada a outros resultados dessa 38ª rodada, culminou em algo que parecia improvável: o Juventude caiu duas posições, para 15º, e ficou fora da Sul-Americana — feito, se alcançado, acabaria com um jejum de 19 anos.
Agora, o foco do clube estrelado é em se reestruturar e não cometer erros deste ano. Diretoria promoverá a reformulação do elenco, a começar pelo técnico: compromisso no Alfredo Jaconi foi o último de Diniz no comando da equipe, assim como foi a última atuação de alguns jogadores, como Ramiro, que conquistou a titularidade nesta reta final.
O jogo
Já nos minutos iniciais, o Cruzeiro buscou se manter com a bola e no ataque, e algumas chances de gol foram criadas. Enquanto isso, o Juventude também buscava abrir o placar, mas não ofereceu grande perigo ao de Cássio.
A alegria veio aos 30 minutos do primeiro tempo. Após boa troca de es na defesa, Lucas Silva partiu em velocidade rumo à área adversária e tocou para Tevis, que infiltrava; ele bateu ‘mascado’, mas a bola entrou no canto do gol.
Após isso, o time mineiro continuou com afinco por balançar as redes, ainda mais porque o placar resultava em classificação à Libertadores. Enquanto o zagueiro João Marcelo errava um gol em Caxias do Sul, o Bahia abria o placar em Salvador e tirava a Libertadores das mãos da Raposa.
Na segunda etapa, o Jaconero realizou algumas alterações e atacou mais, mas o embate ficou ‘morno’. Nos minutos finais, houve uma confusão entre os elencos, e na troca de agressões, o meia celeste Matheus Pereira foi expulso, assim como lateral-esquerdo alviverde Alan Ruschel.
O Tempo