Chegou o dia do primeiro clássico oficial entre Cruzeiro e Atlético de 2025, e, apesar de ser da primeira fase do Campeonato Mineiro, vale a classificação — ou eliminação — no torneio. A bola rola às 16h deste domingo (7/2), num Mineirão lotado de cruzeirenses.
Por acordo firmado entre os clubes no ano ado, duelos entre os times contam apenas com torcedores do mandante. Com esse fator a seu favor, a SAF celeste visa bater o próprio recorde de público do estádio após a reinauguração de 2013: 61.584 presentes, em clássico disputado em agosto de 2024.
Se por um lado a Raposa pode garantir a sua vaga na semifinal do estadual com uma rodada de antecedência, por outro, o Galo tem chance de ficar na fase classificatória, dependendo de uma combinação de resultados. Ou seja, é um duelo que vale mais que uma ‘mera’ rivalidade.
Cruzeiro
Ainda sob o comando do interino Wesley Carvalho, o time, que estará sob os atentos olhares do novo comandante, Leonardo Jardim, vem de empate por 1 a 1 com o América, no Independência. Clube chega para esta partida como líder do Grupo C, com 11 pontos, cinco a mais que o Aymorés.
Um simples empate no Gigante da Pampulha já garante a Raposa como a primeira da chave, ou seja, uma vaga na próxima fase, independentemente de outros resultados. Mesmo com um placar adverso, o Cruzeiro chega para a última rodada, diante do Democrata, com a classificação encaminhada.
Para este jogo, Wesley não deve promover surpresas no time titular, mas há dúvidas. O lateral-esquerdo Marlon, recuperado de uma amigdalite, pode permanecer sendo suplente de Kaiki; já Eduardo disputa uma vaga no meio, assim como Christian.
Também há expectativa pelo retorno do atacante Kaio Jorge à lista de relacionados, visto estar, nos últimos dias, realizando trabalhos físicos à parte. As ausências confirmadas são do zagueiro João Marcelo, do meio-campista Japa e do centroavante Juan Dinenno, lesionados.
Atlético
O clássico ganhou um contorno dramático para o Atlético pela situação na tabela de classificação. Caso não vença o Cruzeiro, a equipe alvinegra poderá ficar de fora da semifinal do Mineiro restando ainda uma rodada para o fim da primeira fase. Apesar do clima hostil com mais de 60 mil cruzeirenses confirmados no Mineirão, apenas a vitória interessa ao Galo.
O time atleticano segue invicto na competição, com cinco empates e duas vitórias. A base do time sub-20 disputou as três primeiras rodadas, enquanto o elenco principal estreou no Mineiro a partir do clássico contra o América. O Galo venceu o Athletic por 1 a 0 no último compromisso. No fim da partida, no entanto, o atacante Júnior Santos foi expulso e cumprirá suspensão contra o Cruzeiro.
O substituto imediato seria o também recém-chegado Cuello, que iniciou a partida contra o time de São João del-Rei, mas ele sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e é dúvida para encarar a Raposa. O jogador não participou dos treinamentos durante a semana e é mais provável que fique de fora.
O técnico Cuca poderá escalar Bernard como segundo atacante ou reforçar o meio de campo com o volante Otávio. Se o treinador optar pelo marcador, Gabriel Menino deverá atuar aberto pela direita. Deyverson ‘corre por fora’ na disputa, mas também é uma alternativa para formar dupla de ataque com Hulk.
Ficha técnica
O quê: Cruzeiro x Atlético
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Quando: domingo, 9 de fevereiro de 2025, às 16h (de Brasília)
Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Provável Cruzeiro: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Matheus Henrique, Eduardo (Christian) e Matheus Pereira; Dudu e Gabigol. Técnico: Wesley Carvalho
Provável Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Rubens; Bernard (Otávio) e Hulk. Técnico: Cuca
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima; Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva. VAR: Rodolpho Toski Marques
Transmissão: Premiere