quarta-feira, 21 de maio de 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Anuncie
Paranaíba Agora
  • Home
  • Carmo do Paranaíba
  • Rio Paranaíba
  • Região
    • Arapuá
    • Lagoa Formosa
    • Patos de Minas
    • Patrocínio
    • São Gotardo
    • Serra do Salitre
  • Farmácia de plantão
  • Contato
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Paranaíba Agora
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Como Plano Real, idealizado por mineiros, nasceu há 30 anos e acabou com a hiperinflação

Redação Paranaíba Agora Por Redação Paranaíba Agora
1 de julho de 2024
FacebookTwiiterWhatsAppTelegram

Sicoob

seucarro

Agrocarmo

Foto: Márcio Arruda/Folhapress arquivo

Símbolo da nação brasileira, assim como a bandeira e o hino, o real nasceu há exatos 30 anos, no dia 1º de julho de 1994. Ele já chegou com o “peso” de ser a nona moeda oficial do Brasil, desde a Independência do país, e precedido por oito não tão bem-sucedidos brasões. Sob críticas de setores da economia, de políticos da época, de parte do setor produtivo privado e com a desconfiança da sociedade, o real tinha que provar que não era mais uma tentativa fadada ao fracasso para estabilizar a economia.

Muitas das críticas se embasavam no “insucesso” de seis planos emergenciais anteriores que foram substituídos: Cruzado 1 (fevereiro de 1986); Cruzado 2 (novembro de 1986); Bresser (junho de 1987); Verão (janeiro de 1989); Collor 1 (março de 1990) e Collor 2 (janeiro de 1991). Mas a moeda da efígie da República (a personificação do regime pela figura feminina presente na cédula) se transformou no estandarte da estabilidade econômica brasileira e marcou o fim da hiperinflação, que assolava o país havia décadas.

Ivan Madeiras

RACOES TRIANGULO

Protagonista
A rubrica mineira estava em sua concepção. No lado político, o protagonista da criação da moeda era o então presidente da República e ex-governador de Minas Gerais, Itamar Franco, que escalou os principais nomes para a condução do Plano Real. Do lado econômico e técnico, entre brilhantes e renomadas personalidades, estava o mineiro, de Lambari, Edmar Bacha, economista de grande formação e ex-presidente do IBGE e BNDES.

Foi ele um dos idealizadores do projeto da nova moeda, em 1993, ao rascunhar seus pilares em um papelzinho azul enquanto esperava em uma sala de apartamento uma reunião em Brasília com Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda na época. O sucesso da moeda depois do lançamento fez FHC ser eleito (1994) e reeleito (1998) presidente da República.

O real é a mais longeva moeda da história do Brasil independente. A posição foi alcançada em 2018, quando ultraou o cruzeiro, que durou 24 anos. Considerada toda a história do Brasil, o real só perde para os réis, que foram usados no país desde meados do período colonial até 1942, quando o cruzeiro o sepultou.

Na certidão de nascimento do real consta a data de 1º de julho de 1994, mas a unidade monetária teve uma importante vida embrionária: a Unidade Real de Valor (URV), que fez a transição com a moeda anterior, o inflacionado cruzeiro real. Considerado um prodígio da engenharia econômica, o artifício, lançado quatro meses antes, permitiu que, aos poucos, a sociedade abandonasse a moeda desvalorizada e migrasse para um indexador estável. Todos os preços, salários e contratos aram a ser denominados em URV, uma “moeda virtual”, que mantinha seu valor estável em relação ao dólar (1 =1).

Em seu discurso de lançamento do real, em reunião ministerial no dia 1º de julho de 1994, Itamar Franco pediu a colaboração de políticos, empresários e toda a população para o sucesso da nova moeda. “Repito-lhes que o real é conquista política de todo o povo brasileiro, exausto das injustiças que a inflação agrava e disposto a fazer a pátria com a qual sonhavam os nossos anteados. Só o povo, com a sua vigilância e seu empenho ético, poderá assegurar o êxito permanente”, disse.

Obra coletiva
O Plano Real, do qual resultou a moeda, foi uma obra coletiva, segundo Edmar Bacha. Além dele, contou com a colaboração de Pedro Malan, Gustavo Franco, André Lara Resende, Persio Arida, Winston Fritsch e outros, sob a coordenação política de FHC, que era o interlocutor dessa equipe técnica com o Planalto. Ligados ao PSDB, muitos deles viraram ministros ou presidentes de importantes autarquias depois do real.

No livro “30 Anos do Real”, de Edmar Bacha, Pedro Malan e Gustavo Franco, este último escreve: “As circunstâncias (para o lançamento do real) foram sempre difíceis, dentro e fora do país. O enfrentamento e a polêmica, bem como a paciência e a consistência, foram marcas inequívocas desse trajeto. Nem Lula, nem Bolsonaro apoiaram esse projeto quando jovens, e não estavam sozinhos”.

O fantasma da inflação, ou dragão (como simbolizado por chargistas), e os fracassos de planos anteriores fomentavam esse ceticismo em relação ao real. No seu lançamento, um dos partidos que mais criticaram o projeto da moeda foi o PT, que chamou o plano de “cruzado dos ricos”. Na época, o partido criticou o real por intuir que seu artífice de maior visibilidade seria a eleição de FHC. Hoje, poucos duvidariam que o fim da hiperinflação, que transferia renda para quem dela podia se proteger, teve um impacto social positivo. O PT se curvou, e Lula assumiu o compromisso de defender a moeda. E assim o fez ao ser eleito presidente em 2002 e reeleito em 2006.

Mudança histórica
Edmar Bacha revela alguns dos fatores que mantiveram a inflação sob controle: “O mais importante, creio, é o aumento da concorrência. O Brasil deixou de ser uma economia extremamente fechada e altamente regulada para ser uma economia mais aberta e com um grau de concorrência interna maior. Hoje não é mais tão simples como no ado rear aumento de custos para preços”, disse em entrevista exclusiva a O TEMPO.

“Não existe nada mais social, plural, coletivo e nacional do que a moeda. É como um pedaço de cada um de nós, uma materialização ou representação de uma nação. Como a bandeira e o hino”, disse Gustavo Franco na introdução do livro.

O Tempo

Redação Paranaíba Agora

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmera ao vivo

Últimas notícias

  • Últimas notícias
Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de vários mandados de prisão em Rio Paranaíba

Motoristas são indiciados por lesão corporal grave e omissão de socorro após atropelarem ciclista em Rio Paranaíba

21 de maio de 2025
Jovem considerado foragido da justiça é capturado na BR 352 em Carmo do Paranaíba

Foragido da Justiça é preso durante operação da Polícia Rodoviária na MG-235 em Rio Paranaíba

21 de maio de 2025
Sicoob Credicarpa comtempla cooperado no primeiro sorteio da promoção acelera

Sicoob Credicarpa comtempla cooperado no primeiro sorteio da promoção acelera

21 de maio de 2025
Dono de loja é preso em flagrante por importunação sexual em São Gotardo

Dono de loja é preso em flagrante por importunação sexual em São Gotardo

21 de maio de 2025

Siga-nos no Instagram

Durante operação de fiscalização realizada na Durante operação de fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (21), no km 101 da MG-235, em Rio Paranaíba, a Polícia Militar Rodoviária prendeu um homem de 33 anos que estava foragido da Justiça.

O indivíduo foi abordado enquanto conduzia um caminhão Scania. Ao realizar a consulta no sistema informatizado, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto expedido pela comarca de São Gotardo, em razão de débitos relacionados à pensão alimentícia.

O condutor foi imediatamente detido, teve seus direitos constitucionais garantidos e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Rio Paranaíba para as providências cabíveis.
Almoço beneficente em Prol da cura do pequeno Dud Almoço beneficente em Prol da cura do pequeno Dudu!

Será no dia 26 de junho no salão de festas da Igreja São José em Carmo do Paranaíba!

Não Percam essa oportunidade de saborear um delicioso almoço e ainda ajudar nessa causa tão nobre!

Contamos com a sua presença!
Dona Gessi precisa da sua ajuda! A senhora Gessi Dona Gessi precisa da sua ajuda!

A senhora Gessi Ferreira Barbosa está internada na Santa Casa de São Gotardo e necessita com urgência de doações de sangue. Familiares e amigos iniciaram uma mobilização solidária para incentivar a comunidade a contribuir neste momento delicado.

As doações devem ser feitas no Hemocentro de Patos de Minas, localizado na Rua Major Gote, nº 1255. É fundamental informar, no momento da doação, que o sangue é destinado à paciente Gessi Ferreira Barbosa.

Cada doador pode fazer a diferença e ajudar a salvar vidas. Doe sangue, compartilhe esse gesto de amor e solidariedade.
O Sicoob Credicarpa deu o pontapé inicial na entr O Sicoob Credicarpa deu o pontapé inicial na entrega das premiações da promoção “Acelera Sicoob Credicarpa”, contemplando no dia 14 de maio o cooperado José Humberto Guimarães, da agência Matriz de Carmo do Paranaíba, com uma Moto Honda NXR 160 Bros ESDD 0 km. A entrega do prêmio marcou um momento especial para a cooperativa e reforça ainda mais a seriedade e o compromisso com seus participantes.

A promoção, que teve início em 1º de março e segue até 29 de dezembro de 2025, ainda realizará três sorteios. Para participar, basta investir nos produtos participantes e garantir seus números da sorte. Cada incremento é uma nova chance de ganhar.

O Presidente do Conselho de istração do Sicoob Credicarpa, Lisandro Borges, destacou a importância dessa etapa: “A entrega do primeiro prêmio é a materialização de tudo o que acreditamos enquanto cooperativa: gerar valor para os nossos cooperados e poupadores. Ainda temos três sorteios pela frente e queremos ver mais pessoas comemorando. Agora é o momento de investir e não ficar de fora”, destaca.

Como participar

Ao contratar produtos ou serviços participantes, o cooperado ou poupador recebe números da sorte que o habilitam automaticamente aos sorteios. Confira as condições:

Poupança: a cada incremento de depósito no valor de R$500,00 (quinhentos reais) e seus múltiplos, será gerado um número da sorte, limitados a 350 números por F/CNPJ.
RDC (Recibo de Depósito Cooperativo): a cada incremento de aplicação no valor mínimo de R$500,00 (quinhentos reais) e seus múltiplos, será gerado um número da sorte, limitados a 350 números por F/CNPJ.
LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): a cada incremento de aplicação no valor mínimo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e seus múltiplos, será gerado um número da sorte, limitados a 350 números por F/CNPJ.

Próximos sorteios e premiações

A promoção “Acelera Sicoob Credicarpa” está só começando! Após a entrega do primeiro prêmio, a expectativa aumenta para os próximos sorteios que ainda vão acelerar a vida financeira de mais cooperados e poupadores. Ainda dá tempo de participar e concorrer a prêmios incríveis.
Siga-nos no Instagram

Siga-nos

  • 54 Followers

Todos os direitos reservados © 2024 | Desenvolvido por Agência Gilberto Martins.

Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Carmo do Paranaíba
  • Rio Paranaíba
  • Região
    • Arapuá
    • Lagoa Formosa
    • Patos de Minas
    • Patrocínio
    • São Gotardo
    • Serra do Salitre
  • Farmácia de plantão
  • Contato

Todos os direitos reservados © 2024 | Desenvolvido por Agência Gilberto Martins.