A seleção brasileira feminina de vôlei bateu a Argentina por 3 sets a 0 na tarde desta segunda-feira (26), em Arnhem, na Holanda, pela segunda rodada do Grupo D no Mundial feminino de vôlei. Com parciais de 25/19, 25/13 e 25/21, o time verde e amarelo garantiu a segunda vitória na competição.
O Brasil teve facilidade nos dois primeiros sets, sem enfrentar grande resistência da equipe adversária. As hermanas tinham na ponteira Bulaich o ponto forte, mas só incomodaram mesmo na terceira parcial, o único em que houve equilíbrio. A tentativa de reação argentina em nada resultou. As brasileiras despertaram a tempo e conseguiram finalizar o duelo.
Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a Colômbia, quarta-feira (28), às 10h, também em Arnhem. A Argentina pega a República Tcheca na mesma cidade e no mesmo dia, mas às 13h.
O jogo
O primeiro set começou com o Brasil abrindo 6 a 1, o que fez o técnico argentino Hernan Ferraro parar o jogo. Bulaich ou a se destacar e conseguiu cravar algumas bolas na quadra brasileira. Veio o primeiro cochilo verde e amarelo, e as hermanas encostaram no placar (11 a 9). A seleção voltou a abrir boa vantagem (16 a 9), mas a equipe azul e branca, com bom volume de jogo, aproximou-se novamente (22 a 19). O Brasil, entretanto, fechou a parcial em 25 a 19.
Depois, veio um atropelo. A Argentina esboçou uma maior resistência, com um início de segundo set equilibrado, até que o Brasil abriu 8 a 5. A partir daí, um eio. A vantagem verde e amarela foi ampliada aos poucos, até que chegou ao ápice, com 12 pontos, no lance final do set: 25 a 13. Zé Roberto aproveitou a tranquilidade do jogo para dar tempo de quadra à jovem central Julia Kudiess, que ao pontuar ouviu o DJ soltar o hit “Anna Júlia”, da banda Los Hermanos.
As argentinas começaram o terceiro set abrindo 3 a 0. O susto fez Zé Robero parar o jogo. “A gente tem a chance e começa a se complicar”, afirmou o técnico às jogadoras, em tom de cobrança. Deu certo. O Brasil empatou a parcial e disputou ponto a ponto com as “hermanas” até a reta final, quando conseguiu disparar e fechar em 25 a 21.
Brasil: Macris, Carol, Carol Gattaz, Gabi, Kisy, Pri Daroit e Natinha. Entraram: Roberta, Tainara, Julia Kudiess e Lorena. Técnico: José Roberto Guimarães
Argentina: Nizetich, Mercado, Farriol, Bulaich, Mayer, Herrera e Rizzo. Entraram: Pelozo, Cugno, Sosa, Salinas e Germanier. Técnico: Hernan Ferraro
Estatísticas
Maior pontuadora
Brasil: Gabi (15)
Argentina: Bulaich (15)
Pontos de ataque
Brasil: 48
Argentina: 40
Pontos de bloqueio
Brasil: 9
Argentina: 3
Pontos de saque
Brasil: 3
Argentina 1
Pontos por erro do adversário
Brasil: 15
Argentina: 9