O Brasil empatou com a Colômbia (1 a 1) e vai enfrentar o Uruguai nas quartas de final da Copa América. O gol da seleção canarinho foi marcado por Raphinha, em cobrança de falta, aos 11 minutos do primeiro tempo. O lateral Muñoz deixou tudo igual aos 47 minutos da etapa inicial. As seleções se enfrentaram nesta terça-feira (2 de julho), às 22h (horário de Brasília), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Com o resultado, a equipe brasileira somou cinco pontos (com uma vitória e dois empates) e avançou com a segunda melhor campanha do grupo D. O adversário na fase eliminatória será o Uruguai, que foi líder do grupo C. A Celeste, como é conhecida a equipe uruguaia, teve a melhor campanha da fase classificatória, vencendo todos os três jogos e marcando nove gols.
A partida será no sábado (6 de julho), às 22h (horário de Brasília), no estádio Allegiant Stadium, em Las Vegas. Para o confronto, a seleção não poderá contar com o atacante Vinicius Júnior, suspenso por receber dois cartões amarelos na fase de grupos.
Já a Colômbia, líder do grupo D, com duas vitórias e um empate, vai enfrentar o Panamá. O duelo também será no próximo sábado (6 de julho), às 19h (horário de Brasília), no estádio State Farm, localizado em Glendale (Arizona).
O primeiro tempo
O confronto, valendo a liderança do grupo, começou com a seleção brasileira pressionando a saída de bola colombiana. O Brasil teve as melhores oportunidades até inaugurar o placar aos 11 minutos. Em cobrança de falta, Raphinha marcou o gol da seleção.
Com a vantagem no placar, a equipe de Dorival Júnior não resistiu a pressão da Colômbia, que apostou na criatividade de James Rodríguez. Aos 18 minutos, Sánchez, de cabeça, empatou o confronto. No entanto, o gol foi anulado pelo VAR por impedimento.
Os colombianos continuaram no campo ofensivo e igualaram a partida com Muñoz, que tocou no canto do gol defendido por Alisson, aos 47 minutos. Na etapa inicial, a seleção brasileira pediu pênalti em lance com Vini Jr. A jogada foi revisada pelo VAR, que não encontrou irregularidades.
Segundo tempo
Na etapa complementar, as duas equipes criaram boas oportunidades nos minutos iniciais. Aos 13 minutos, Raphinha quase marcou o segundo gol dele de falta na partida. O atacante finalizou com o pé esquerdo e a bola ou perto da meta defendida pelo colombiano Vargas.
Após a oportunidade brasileira, a Colômbia cresceu na partida e investiu na troca de es no campo ofensivo. O Brasil se viu intimidado pelo adversário e sem conseguir criar oportunidades de ataque.
Aos 38 minutos, Borré perdeu a melhor oportunidade criada no segundo tempo. Ele recebeu a bola sozinho na área brasileira, após cruzamento de Luis Díaz, e finalizou por cima do gol defendido por Alisson.
Nos acréscimentos, o Brasil ofereceu perigo com Andreas Pereira. Ele chutou de fora da área. O goleiro Vargas defendeu. Na cobrança de escanteio, a seleção brasileira não aproveitou a oportunidade e a partida terminou com a igualdade no placar.
Marca colombiana
Colômbia atingiu a marca de 26 jogos sem perder. A última derrota colombiana foi em fevereiro de 2002, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar.
Em partida disputada no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina, a seleção de Messi venceu a Colômbia por 1 a 0. O gol foi marcado por Lautaro Martínez.
O Tempo Sports