O Atlético estreou com vitória na temporada. Há quase 70 dias longe do torcedor, o alvinegro garantiu os primeiros três pontos em 2023, e derrotou a Caldense por 2 a 1, na Arena Independência. O confronto, inclusive, marcou não só o reencontro com a Massa, mas também estreia de ‘caras novas’ do elenco.
Na próxima rodada, o Galo vai até Muriaé para encarar o Tombense. O duelo acontecerá no domingo (29), a partir das 11h (de Brasília).
Estreantes em campo e escalação inesperada
Logo no primeiro desafio oficial do ano, o técnico Eduardo Coudet, primeiro estreante do Galo, surpreendeu na escalação. Sem Mariano na direita e Rubens na esquerda, ele ‘debutou’ Paulo Henrique, contratado junto ao Juventude, e Dodô. Na zaga, o a estreia ficou por conta de Bruno Fuchs, que chegou por empréstimo junto ao CSKA-RUS.
No meio de campo, o jovem Calebe figurou entre os titulares, assim como Pedrinho, que perdeu a reta final da temporada ada por lesão. Edenilson, contratado junto ao Internacional, fez o primeiro jogo pelo alvinegro.
Na frente, Paulinho, que pegou a camisa 10 de Eduardo Vargas, fez o primeiro jogo, e figurou na escalação inicial de Coudet, sendo o companheiro de Hulk.
Chuva e ansiedade
Antes de a bola rolar na Arena Independência, o torcedor atleticano enfrentou a forte chuva que caiu na capital mineira e seguiu para o Horto. Na fisionomia de cada um deles, a saudade de ver o time em campo era evidente.
Na entrada dos jogadores para o aquecimento, a festa foi enorme. Hulk, ídolo do elenco, foi o primeiro festejado. Aos poucos, os outros também foram sendo festejados.
Refletores ligados
Com o tempo bastante nublado, parecia noite no Indepa, mesmo com o relógio marcando 16h45. Com a falta de luz natural, os jogadores do Atlético pediram para que o árbitro paralisassem a partida até que os refletores fossem acionados; e em menos de dois minutos isso aconteceu. No placar, o cronômetro apontava 12 minutos de jogo.
Hulk de volta
Recuperado de lesão na panturrilha, o atacante Hulk voltou a jogar pelo Atlético. A última vez que o camisa 7 atuou foi em 15 de outubro, na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no Rio de Janeiro; eram 98 dias sem pisar em campo para um duelo oficial.
Primeiro gol da temporada
Aos 23 minutos, após consultar o VAR, o árbitro André Luiz Bento viu pênalti em Allan, anotou a penalidade e, na cobrança, Hulk deixou o dele, abrindo a contagem em 2023.
Empate ainda no primeiro tempo
Aos 31 minutos, quando chovia bastante no Horto, a Caldense chegou ao empate. Após cobrança de falta, o zagueiro Patrick Marcelino subiu para a bola, com a nuca, conseguiu deixar tudo igual.
Mexidas logo na volta
Logo na volta do intervalo, o técnico Eduardo Coudet sacou o lateral-direito Paulo Henrique e o meia Calebe, promevendo as entradas de Igor Gomes e Patrick.
Grande chance de ampliar
Aos 7 minutos do segundo tempo, Hulk perdeu chance incrível no Horto. Após boa triangulação do ataque, o camisa 7 recebeu livre, sem goleiro, mas pegou errado na bola e ela foi pela linha de fundo. Talvez, o gol mais perdido do paraibano em dois anos no alvinegro.
Edenilson, quase!
Aos 21 minutos do segundo tempo, Edenilson recebeu e açucarado de Igor Gomes, que entrou muito bem na partida e, cara a cara com o goleiro Elissom, explodiu a bola no goleiro da Caldense. O volante, um dos estreantes do dia, arrancou o grito de “uhhh!” das arquibancadas.
O desempate
Aos 23 minutos, Bruno Fuchs foi puxado na área. A partida seguiu, mas o VAR, mais uma vez entrou em ação. Pênalti marcado para o Galo. Na cobrança, advinha! Ele mesmo! Hulk, sempre ele, ampliou o marcador no Indepa.
Everson se consagra
Aos 30 minutos, um novo pênalti marcado. Desta vez, para a Veterana. Ao tentar fechar o atacante adversário, o goleiro Everson o tocou e cometeu a infração dentro da área. Na cobrança, o atacante Itinga foi frio, deu a paradinha, mas esbarrou no camisa 22 do Galo, que fez grande defesa, levando o Horto ao delírio!
Expulsão na Caldense
Aos 51 minutos do segundo tempo, o meia Kayo, da Caldense, foi expulso após pisar em Allan, que estava caído no gramado.
Coudet agitado
Sem se importar com a forte chuva, o técnico Eduardo Coudet ficou por todo tempo à beira do campo, bastante agitado e orientando seus atletas. De um lado para o outro, o argentino mostrou que, assim como fazia Jorge Sampaoli, não gosta muito de esquentar a cadeira no banco de reservas.
Ficha do jogo
Atlético x Caldense
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 20 de janeiro de 2023 (sábado)
Local: Arena Independência
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Bento, auxiliado por Magno Arantes Lira e Samuel Henrique Soares.
VAR: Igor Junio Benevenuto
Gols: Hulk (2), aos 25 minutos do primeiro e do segundo tempo, para o Atlético; Patrick Marcelino, aos 31 do primeiro tempo, para a Caldense
Cartões Amarelos: João Vitor, Patrick, Erivelton e Mayko Félix (CAL); Jemerson, Allan e Patrick (ATL)
Cartão vermelho: Kayo (CAL)
Atlético: Everson, Paulo Henrique (Igor Gomes), Bruno Fuchs, Jemerson (Nathan Silva), Dodô; Allan, Edenilson, Calebe (Patrick), Pedrinho (Hyoran); Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet
Caldense: Elissom; João Vitor, Suéliton, Patrick Marcelino, Alyson Neves; Fabrício Costa, Aruá (Bruninho), Aslen (Brown), Erivelton (Kayo), Erick Salles (Baianinho), Mayco Félix (Itinga). Técnico: Gian Rodrigues