O ponto alto da pré-temporada de Atlético e Cruzeiro chegou, neste sábado (17/1). Em preparação na Flórida, nos Estados Unidos, os rivais brasileiros se enfrentam em jogo amistoso, a partir das 17h (de Brasília), quando eles colocarão frente a frente os remodelados times deste início de ano.
Se por um lado o Galo chega com baixas importantes no elenco, a Raposa se destacou no cenário nacional pelos reforços. Esses fatores pesam, especialmente, na expectativa de suas respectivas torcidas com relação à temporada que está por vir.
Atlético
O Atlético chegou aos Estados Unidos na quarta-feira (15/1) e realizou três atividades no Centro de Treinamento do Orlando City visando o clássico contra o Cruzeiro. O elenco comandado pelo técnico Cuca conta com a base titular do ano ado, além de três reforços confirmados: os volantes Gabriel Menino e Patrick e o lateral-direito Natanael.
Em relação ao ano ado, o Galo perdeu oito jogadores: o goleiro Matheus Mendes (emprestado ao América), o lateral Mariano (fim de contrato), o zagueiro Maurício Lemos (negociado com o Vasco), o volante Battaglia (negociado com o Boca Juniors), o meia Zaracho (negociado com o Racing) e os atacantes Paulinho (negociado com o Palmeiras), Vargas (fim de contrato) e Alan Kardec (fim de contrato).
O clássico marca a reestreia do técnico Cuca pelo Atlético. Em suas três agens anteriores, o treinador comandou o time em 245 jogos, com 135 vitórias, 55 empates e 55 derrotas. Ele conquistou os Campeonatos Mineiros de 2012, 2013 e 2021, a Libertadores da América de 2013, o Brasileiro de 2021 e a Copa do Brasil de 2021.
Os únicos atletas que não estão à disposição do treinador são o goleiro Robert e o atacante Alisson, ambos com a Seleção Brasileira sub-20; e o atacante Cadu, que se recupera de lesão no joelho direito. O goleiro Gabriel Delfim, o meia-atacante Robert e os volantes Paulo Vitor e Vitinho, que estavam integrados ao elenco profissional no ano ado, ficaram em Minas Gerais para a disputa do estadual.
Cruzeiro
Na América do Norte há quase duas semanas, o Cruzeiro abalou o futebol brasileiro com suas contratações, especialmente para o ataque. Chegaram Gabigol, ídolo do Flamengo, e Dudu, estrela do Palmeiras, para reforçarem o elenco comandado por Fernando Diniz.
Este será o segundo amistoso em Orlando nesta semana – há três dias, a equipe empatou com o São Paulo por 1 a 1. Naquela oportunidade, foram dois times a campo: um considerado titular no primeiro tempo, e uma reserva no segundo.
No clássico, a tendência é que os principais jogadores atuem mais que 45 minutos, porque, apesar de ser uma partida amigável, o resultado interessa. Outro motivo é o desgaste físico.
Após o jogo, a delegação estrelada viajará de volta a Belo Horizonte, onde o Cruzeiro pega o Tombense, no domingo (19/1), às 20h, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro. Neste compromisso, a tendência é que os reservas joguem no Mineirão.
Ficha técnica
O quê: Atlético x Cruzeiro
Motivo: amistoso
Quando: sábado, 18 de janeiro de 2025, às 17h (de Brasília)
Onde: Inter&CO Stadium, em Orlando-EUA
Provável Atlético: Everson; Saravia, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio (Fausto Vera), Alan Franco (Gabriel Menino), Gustavo Scarpa e Bernard; Hulk e Deyverson. Técnico: Cuca
Provável Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Fabrício Bruno e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Dudu, Gabigol e Kaio Jorge (Eduardo). Técnico: Fernando Diniz
Arbitragem: Marcos de Oliveira; José da Silva e Fritz Barberousse
Transmissão: TV Globo Minas, Band, sportv, Premiere, TNT Sports (YouTube) e Canal GOAT (Youtube)