No jogo que abriu os trabalhos da semifinal do Campeonato Mineiro, o Atlético, pressionado por melhores desempenhos e resultados, venceu o América por 2 a 0 neste sábado (9/3) na Arena MRV. O clássico não foi protagonizado apenas pelo resultado, mas pelos gols feitos pelos principais atacantes do Galo.
No primeiro tempo, Paulinho balançou as redes — a primeira vez em 2024, após oito jogos. Já no segundo tempo, Hulk, maior ídolo do clube atualmente, fez o dele, o de número 100 do camisa 7 atleticano.
Com este resultado, o Atlético pode até perder por um gol de diferença na volta. Como terminou a fase classificatória melhor colocado em relação ao rival, o Coelho ainda leve certa vantagem com relação a uma possível classificação à final, diante de Cruzeiro ou Tombense. Caso vença por dois gols de diferença, o América estará na decisão.
Na escalação inicial, o técnico do Atlético, Luiz Felipe Scolari resolveu repetir o time que entrou em campo no clássico da fase classificatória, no qual o time arrancou o empate praticamente no último lance de jogo no Horto. Já Cauan de Almeida surpreendeu, ao escalar o zagueiro Júlio e o atacante Matheusinho.
Volta
O dia e a hora do segundo clássico ainda não foram definidos, pois a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão televisiva do torneio, definirá isso nos próximos dias com base nos resultados das duas partidas de ida. Fato é que Coelho e Galo se enfrentarão no próximo final de semana na Arena Independência.
O jogo
Apesar de a Massa Atleticana empurrar a equipe desde o início, o primeiro tempo começou “morno”. A posse de bola variava entre as duas equipes, mas nenhuma delas era agressiva e criava grandes chances de gol.
Elas começaram a aparecer em meados da primeira parte, especialmente pelo lado alvinegro, em jogadas de velocidade e após troca de es. Aos 28 minutos, Alisson recebeu lançamento na direita e, de frente para o gol, finalizou de esquerda, mas a bola foi para fora, ando perto da trave.
Já aos 35, Paulinho, do Atlético, balançou as redes após receber sozinho e finalizar forte no canto esquerdo, mas ele estava impedido. Esses perigos parecem ter feito os visitantes despertarem para o jogo, e começarem a atacar mais — em dois lances em sequência, Renato Marques e Matheusinho erraram seus chutes, de frente para o gol de Everson.
Quando a primeira etapa se encaminhava para o final, e o desempenho começava a irritar a torcida atleticana presente na Arena MRV, o time mandante deu o seu jeito. Pela esquerda, Arana trocou es com Hulk, e o lateral-esquerdo, na linha de fundo, cruzou para Paulinho só empurrar e abrir o placar.
A segunda etapa começou com o América buscando o gol de empate. Com a defesa adversária mais aberta, restou ao Atlético se guardar defensivamente e apostar nos contra-ataques — mas nenhuma das duas táticas dava certo para os times.
Até os 25 minutos, quando após jogada entre Rubens e Arana, a bola sobrou para Hulk, que finalizou cruzado e cravou o 2 a 0. Depois disso, o Galo ainda conseguiu manter a posse de bola e levar perigo à meta de Dalberson, mas o placar permaneceu o mesmo.
O Tempo Sports