Uma iniciativa da organização da 1ª Semana de Extensão e Aprimoramento Regional – SEMEAR – realizou neste domingo (03) o plantio de 215 mudas de árvores típicas do cerrado na inauguração do Bosque Carbono Consciente no campus da UFV em Rio Paranaíba. O projeto é coordenador pelas professoras Sabrina Almeida e Larissa Souza e tem o intuito de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa gerados durante o evento.
A ação ainda contou com a participação de servidores do campus, estudantes e da comunidade rio paranaibana que ajudaram no plantio das mudas produzidas pelo programa Rio Paranaíba mais verde. Para calcular as emissões de gases estufa, foi desenvolvido um software como parte do trabalho de conclusão de curso – TCC, do discente Iranildo da Silva em parceria com o professor Pablo Munhoz.
No local, fica atrás do espaço multiuso que ainda está em construção, também foi instalada uma placa com orientações proibindo atear fogo, caçar, coletar espécimes e jogar lixo. Além do programa Rio Paranaíba mais verde, o projeto ainda tem o apoio da Coopadap.